domingo, 27 de dezembro de 2009

Limpeza

COMO ELIMINAR GERMES DE PANOS DE PRATO E ESPONJAS

O que é mais seguro: lavar a louça com um pano de pia ou com uma esponja? Como evitar que ambos adquiram um cheiro desagradável?

Na verdade, não é a ferramenta a grande culpada por espalhar germes na cozinha, e sim seu manuseio. Tecidos e esponjas são igualmente propícios à proliferação de bactérias, que se multiplicam na presença de partículas de comida e em ambientes úmidos e quentes.

Milhões de agentes patogênicos, provenientes de comida, podem estar vivendo naquele pedacinho de pano ou esponja e podem se espalhar facilmente, da tábua de madeira para o balcão da pia, e para outras áreas da cozinha. As esponjas podem acumular mais bactérias do que os tecidos, por serem mais espessas, secarem mais lentamente e terem muitos furinhos, que podem reter pequenas partículas de comida.

Quer você use um retalho de tecido ou uma esponja, não deixe de lavá-lo em água quente corrente e torcê-lo bem depois de cada uso. Guarde-o para que o mesmo seque rapidamente e permaneça seco. Não deixe a esponja ou tecido dobrado dentro da pia. Leve em consideração o uso de toalhas de papel para limpar carne ou ovos.

As bactérias são as responsáveis pelo mau-cheiro, por isso quando elas são eliminadas os odores são automaticamente eliminados. É possível destruir 99% dos germes presentes em uma esponja de celulose ao colocá-la em um prato com água e levá-las ao forno micro-ondas por um minuto, ou ainda colocá-la na lava-louças no programa de água quente. Isto deve ser feito diariamente ou depois de manusear carne ou ovos na cozinha. Sempre lave os panos de pia em água quente.

Troque-os pelo menos semanalmente e substituas as esponjas a cada duas semanas ou assim que elas começarem a se espedaçar.

Fonte: Martha Stewart

Nenhum comentário:

Postar um comentário